quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nossa escola... Nossa vida!

Na Escola Dinorá Brito, (Brasil) há muitas oportunidades, tanto para a vida profissional quanto na vida pessoal.
Temos várias palestras, cursos, campeonatos de futebol, handebol, voleibol e basquetebol entre as classes e também entre outras escolas.Temos projetos para melhorar a qualidade de vida das pessoas,  como plantar, separar e reciclar o lixo.
O Brasil é um país de muitas culturas e costumes,  mas igual a  outros países,  também enfrentamos problemas como, a  fome, enchentes, pessoas sem lugar pra morar, o crime organizado, trafico de drogas e armas.
Mas mesmo assim somos um povo alegre e feliz, procuramos viver bem. ( Katarina 8A)
Aline => Como a Katarina já falou, na Escola Dinorá acontece muitas coisas legais, mas muitas pessoas ainda falam que a Dinorá é uma escola com muitos problemas. Mas as pessoas que estudam aqui estão fazendo a diferença, estão tentando mudar isso, não só os alunos mas os professores também ajudam muito, todos que estão aqui temos o mesmo pensamento: ensino de qualidade!


Maiara => O Brasil é um país com muitas misturas étnicas, as pessoas são diferentes e de todas as  cores, e por isso acho que em nosso país o racismo é mais leve, disfarçado, é claro que  isso não significa que não tem. Aqui a  educação  é para todos e só não estuda quem não enxerga as oportunidades.
Temos muitas  atividades na escola, temos intercalasse e projetos para o Meio Ambiente. Projetos de recuperação e leitura.
 


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Evento na Escola de Professores do Futuro / GAZA







Evento  realizado em Moçambique, na provincia de GAZA, na vila de Nwachicoluane, proximidades de Chókwe, organizado pela EPF - Escola de Professores do Futuro / GAZA. Foram plantadas árvores frutíferas do tipo Tangerineira, Larangeira, Ateira, Cajúeiro, Coqueiro, Mangueira e Abacateiro além de Eucalípto e outras árvores  para ornamentação. Num total foram plantadas 500 mudas. Participaram do evento os responsáveis das Escolas Primárias que a EPF trabalha lado a lado, além da comunidade, os próprios estudantes e docentes da instituição, alcançando cerca de 300 pessoas.

Foi um grande evento! A alegria foi contagiante, era fácil identificar nos rostos dos participantes a satisfação pelo evento, que com toda certeza, ficará na memória da EPF, com muitas apresentações culturais preparadas pelos estudantes e motivação na hora do plantio - ENO TREE PLANTING DAY  (Rede global para Sustentabilidade do planeta)  realizado à convite da Escola Dinorá, Brasil.  A Escola Dinorá também participará do plantio junto  à  outras escolas em mais de 150 países. 

Paulo Marcos Borges Filho

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Interatividade (1)

Diversidade na Escola  ( em construção )

Alunos da Escola Dinorá, Brasil

Ingrid 8A  ( inserir o texto aqui)

quinta-feira, 12 de maio de 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Língua Portuguesa: Brasil x Moçambique


O português é a língua oficial e primária de Angola, Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

A língua portuguesa é também a língua oficial de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e uma das línguas oficiais da Guiné Equatorial (com o espanhol e o francês), de Timor-Leste (com o tétum) e de Macau (com o chinês). É bastante falado, mas não oficial, em Andorra, Luxemburgo, Namíbia e Paraguai. Crioulos de base portuguesa são as línguas maternas da população de Cabo Verde e de parte substancial dos guineenses e são-tomenses.

O português é falado por cerca de 190 milhões de pessoas na América do Sul, 16 milhões de africanos, 12 milhões de europeus, 2 milhões na América do Norte e 330 mil na Ásia.

Fonte: Wikipédia