Olá a todos vocês ai no Brasil,
Somos um grupo de estudantes da EPF (Escola de Professores do Futuro), e fazemos uma preparação de 1 ano para sermos professores em escolas primárias de Moçambique. Aqui na EPF somos ao todo quase 200 alunos, mas somos divididos em 4 grupos, para facilitar os trabalhos. Desta maneira, como forma de identificação, cada grupo possui seu nome, o nome do projeto, portanto somos membros do Porjeto Armando Guebuza (como uma pequena observação, os quatro projetos possuem nomes de presidentes de Moçambique).
Aqui vivemos em um internato, fazemos todas nossas atividades sem sair da escola, durante todo período do curso. Em geral nos temos muitas afazeres, mas também conseguimos tempo para nos divertimos. Praticamos esportes como futebol (tanto masculino como feminino), voleibol, basquetebol, e um esporte brasileiro, a capoeira, sem esquecer do momento de tranquilidade sentado em uma sombra jogando dama. Temos também um grupo de coral, e muitos participam, gostamos muito de cantar. No mais, temos durante todos os sábados a Noite Cultural, no qual preparamos algumas atracões, apresentações, e depois temos muito tempo para dançarmos e nos divertir junto com todos os colegas.
Além disto, nos momentos em que temos finais de semana livre e podemos ir a nossas casas, temos outros tipos de diversão, como ir a discoteca, dar um passeio com a dama (namorada), ir ao cinema, praia, mas em geral, procuramos algum lugar para encontrarmos diversão, e mesmo não havendo cinema em todos os lugares, então tentamos encontrar um lugar para dançarmos e estarmos em contato com outros jovens.
Temos outros tipos de jogos, que são conhecidos por nós, possivelmente como um nome regional, mas pode ser conhecido por vós por outro nome. Jogos como Ntchuva, Neca, Manthocozana (jogo de pedrinha), Mbata (pular a corda).
Além do mais, queríamos dizer que África é um continente como qualquer outro, com inúmeros países, e cada qual com sua cultura e seus aspectos, e Moçambique não é diferente, possui suas culturas e seus costumes, e que podem ser encontradas diferenças de acordo com determinadas regiões também.
Em relação se temos vontade e curiosidade de ir ao Brasil, de conhecer mais sobre este país, com certeza, temos muita curiosidade, e seria muito bom ser pudéssemos trabalhar desta maneira. Nós do Grupo Malangatana e do Grupo Maria da Luz (dois grupos que se divide dentro de nosso projeto Armando Guebuza), temos muitas curiosidades sobre o Brasil, e principalmente para saber um pouco mais da realidade brasileira além dos noticiários que acompanhamos, e também conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural que é encontrada no Brasil.
No mais, depois de termos tentado responder algumas das questões feitas por vós, também temos nossas curiosidades. Aqui em Moçambique temos a transmissão da Rede Record, e assistimos muitos noticiários, portanto, nossa dúvida é em saber qual o nível de realidade retratada nestes noticiários, tendo em vista que 90% das notícias são retratadas da violência no Brasil, favelas, tráfico, drogas, mortes em guerras de favelas, mortes no trânsito, enfim, em que ponto isto é verdade, e se realmente o Brasil é somente violência como é mostrado.
Sabemos também que o Brasil é um país falante da língua portuguesa, e nos temos uma dúvida em saber se além de Moçambique, vocês já ouviram falar de outros países que falam português como nós.
Por falar em língua, além do português, ai no Brasil vocês falam outras línguas (dialetos) como aqui em Moçambique?
Queríamos saber também como vocês encaram os estudos, e até que ponto vocês acham isto importante para a vida de vocês?
Uma outra questão no memento é saber em relação ao HIV, se é grande a taxa de mortalidade ai Brasil.
Encerrando, gostaríamos de dizer que estamos bem felizes por participar deste projeto, e esperamos conhecer mais sobre vocês e sobre este grande país que o Brasil. Todos nós do Projeto Armando Guebuza da EPF, mandamos lembranças e desejamos uma ótimas Páscoa! XD
PS.: A foto virá depois por motivos de low internet! hehe