sábado, 12 de março de 2011

Capulanas de Moçambique

As capulanas são tecidos usados em ocasiões especiais mas também como vestimentas do dia-a-dia. As figuras estampadas nos tecidos são dispostas de maneira a tornarem-se harmônicas na maneira em que são usadas: uma imagem aparece na frente e outra, idêntica, nas costas da pessoa.


Em geral os desenhos seguem uma fórmula com uma imagem central, padrões e bordas nos cantos. Acima ou abaixo do motivo central há um texto, provérbio, conselho ou palavra-de-ordem. A combinação da imagem e do texto é uma fonte de informação valiosa.
Os governos e as ONGs reconhecem o valor propagandístico das capulanas e as utilizam como veículo de doutrinação, comunicação e educação.

4 comentários:

  1. olá meu nome é gustavo henrique, e estou cursando a 7ªb ,e eu estou sabendo muitas coisa sobre vocês ,com a professora rosa, e hoje na escola eu postei,e meus amigos.
    e agora eu estou pesquisando mais sobre vocês, e agora eu vou deixar minha prima mexer,por que agora,ela tá enxendo o saco para mexer tchau!

    ResponderExcluir
  2. Olá... meu nome é Roberta e moro no Brasil, gostaria de comprar algumas capulas para produzir roupas. Pretendo importa-las... será que vocês poderiam me ajudar ou indicar alguem para eu entrar em contato?
    Muito obrigada!
    roberta_furtado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá tbem gostaria de saber detalhes para comprar,sou do Brasil
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. boa tarde provavelmente tenha vindo muito tarde...mas sou silvia mauricio, sou moçambicana e vivo em moçambique...tenho um pequeno negocio de venda de capulana e gostaria de expandi-lo pelo mundo quem estiver interessado em adquiriro meu email: mauriciosilvia13@gmail.com

    ResponderExcluir