sexta-feira, 22 de abril de 2011

Interatividade

Olá a todos vocês ai no Brasil,


Somos um grupo de estudantes da EPF (Escola de Professores do Futuro), e fazemos uma preparação de 1 ano para sermos professores em escolas primárias de Moçambique. Aqui na EPF somos ao todo quase 200 alunos, mas somos divididos em 4 grupos, para facilitar os trabalhos. Desta maneira, como forma de identificação, cada grupo possui seu nome, o nome do projeto, portanto somos membros do Porjeto Armando Guebuza (como uma pequena observação, os quatro projetos possuem nomes de presidentes de Moçambique).

Aqui vivemos em um internato, fazemos todas nossas atividades sem sair da escola, durante todo período do curso. Em geral nos temos muitas afazeres, mas também conseguimos tempo para nos divertimos. Praticamos esportes como futebol (tanto masculino como feminino), voleibol, basquetebol, e um esporte brasileiro, a capoeira, sem esquecer do momento de tranquilidade sentado em uma sombra jogando dama. Temos também um grupo de coral, e muitos participam, gostamos muito de cantar. No mais, temos durante todos os sábados a Noite Cultural, no qual preparamos algumas atracões, apresentações, e depois temos muito tempo para dançarmos e nos divertir junto com todos os colegas.

Além disto, nos momentos em que temos finais de semana livre e podemos ir a nossas casas, temos outros tipos de diversão, como ir a discoteca, dar um passeio com a dama (namorada), ir ao cinema, praia, mas em geral, procuramos algum lugar para encontrarmos diversão, e mesmo não havendo cinema em todos os lugares, então tentamos encontrar um lugar para dançarmos e estarmos em contato com outros jovens.

Temos outros tipos de jogos, que são conhecidos por nós, possivelmente como um nome regional, mas pode ser conhecido por vós por outro nome. Jogos como Ntchuva, Neca, Manthocozana (jogo de pedrinha), Mbata (pular a corda).

Além do mais, queríamos dizer que África é um continente como qualquer outro, com inúmeros países, e cada qual com sua cultura e seus aspectos, e Moçambique não é diferente, possui suas culturas e seus costumes, e que podem ser encontradas diferenças de acordo com determinadas regiões também.

Em relação se temos vontade e curiosidade de ir ao Brasil, de conhecer mais sobre este país, com certeza, temos muita curiosidade, e seria muito bom ser pudéssemos trabalhar desta maneira. Nós do Grupo Malangatana e do Grupo Maria da Luz (dois grupos que se divide dentro de nosso projeto Armando Guebuza), temos muitas curiosidades sobre o Brasil, e principalmente para saber um pouco mais da realidade brasileira além dos noticiários que acompanhamos, e também conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural que é encontrada no Brasil.

No mais, depois de termos tentado responder algumas das questões feitas por vós, também temos nossas curiosidades. Aqui em Moçambique temos a transmissão da Rede Record, e assistimos muitos noticiários, portanto, nossa dúvida é em saber qual o nível de realidade retratada nestes noticiários, tendo em vista que 90% das notícias são retratadas da violência no Brasil, favelas, tráfico, drogas, mortes em guerras de favelas, mortes no trânsito, enfim, em que ponto isto é verdade, e se realmente o Brasil é somente violência como é mostrado.
Sabemos também que o Brasil é um país falante da língua portuguesa, e nos temos uma dúvida em saber se além de Moçambique, vocês já ouviram falar de outros países que falam português como nós.
Por falar em língua, além do português, ai no Brasil vocês falam outras línguas (dialetos) como aqui em Moçambique?
Queríamos saber também como vocês encaram os estudos, e até que ponto vocês acham isto importante para a vida de vocês?
Uma outra questão no memento é saber em relação ao HIV, se é grande a taxa de mortalidade ai Brasil.

Encerrando, gostaríamos de dizer que estamos bem felizes por participar deste projeto, e esperamos conhecer mais sobre vocês e sobre este grande país que o Brasil. Todos nós do Projeto Armando Guebuza da EPF, mandamos lembranças e desejamos uma ótimas Páscoa! XD

PS.: A foto virá depois por motivos de low internet! hehe

7 comentários:

  1. Hoje a professora Rosa leu para a classe o post feito por vocês. Gostamos de saber um pouco da vida de vocês aí em Moçambique. Estamos pesquisando vários temas para colocar no blog e informar como vivemos no Brasil. Ontem aqui no Brasil foi dia das mães é um costume de homenagear nossas maes com presente, mas só isso não adianta, precisamos ser filhos bons e deixar a mãe feliz. Hoje vamos receber medalhes da semana de jogos que teve na escola. Nossa sala participou jogando handball e ganhamos de 4 x 3 no primeiro jogo. Foi uma semana muito divertida. Bom, estamos concluindo nossas pesquisas e reportagens para semana que vem colocar tudo no Blog.

    Um grande abraço da 7B

    ResponderExcluir
  2. O Projeto esta começando na escola e eu ainda não sei bem no que vai dar, sou morena e dizem que a mulher brasileira é a mais linda do mundo justamente por essa mistura de cores, branco, negro, amarelo...

    ResponderExcluir
  3. Gustavo Henirque 7B9 de maio de 2011 às 12:01

    Eu não sei nada sobre a Africa e espero aprender muitas coisas sobre vocês. Eu acho que o negro sofre muitas discriminação na sociedade e isso é injusto pq todo mundo é ser humano e tem que ser tratado igual, as mesmas oportunidades.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho importante participar desse projeto pois não sei muitas coisas sobre a Africa. Eu vejo que as pessoas negras sofrem preconceito na sociedade e não tem as mesmas oportunidades. Aqui na nossa escola a gente convive super bem, a gente tem as nossas diferenças mas no final, somos todos amigos. Eu acho que somente com muito dialogo é que a gente pode acabar com o preconceito.

    ResponderExcluir
  5. É muito bom participar de projetos como este e saber notícias de países distantes. Gostamos de saber o que vocês fazem aí na escola, aqui na nossa escola também praticamos vários esportes. O brasileiro em geral gosta muito de FUTEBOL e com a gente não é diferente. Ontem foi o primeiro jogo da final entre Santos X Corinthians , deu empate, mas mesmo assim comemoramos muito. Quando chegamos na escola o assunto é só futebol. Semana que vem é o 2ª jogo da final, joga Santos x Corinthians novamente, e com certeza o Corinthians vai ganhar, pois ele é o maior campeão aqui no Brasil!!!
    É claro que nem todos torcem p corinthians, o Tales e o Felipe torcem para o São Paulo, que tb é um time super bom, o Jackson torce p Santos, que é o time do PELE. Bom, essa troca de informaçoes vai ser muito bom p todos nós.

    Abraços p todos vocês,

    Jackson, Tales, Felipe e André da 7B

    ResponderExcluir
  6. Hoje conhecemos um pouco a escola de vocês aí da Africa. Foi interessante saber como vocês se divertem. Nós aqui da escola não temos muito costume de dançar, a maioria dos jovens se divertem com a internet, parece um absurdo, mas nossa diversão é ficar falando no MSN ou ORKUT!! Também frequentamos os shoppings Aqui na nossa cidade tem 5 grandes shoppings. Nossa cidade é tecnológica e oferece essas coisas... é claro, para quem pode pagar por isso!! Bom, essa semana na escola, estamos participando de um campeonato de handball, masculino e feminino, nossa classe, 8A, esta ganhando!! Hoje é a semi final 8A x 1B. Vamos tentar responder as dúvidas de vocês. Até semana que vem a gente faz um post.

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo!

    Fiz uma colagem com as fotos q vc nos mandou, entendo o problema da conexão.

    abs

    ResponderExcluir