domingo, 3 de abril de 2011

A que vim…


Para os que não me conhecem ainda, sou Paulo, um goiâno formado pela PUC-GO em Relações Internacionais, e que procura por meio de uma “aventura internacional” descobrir novos caminhos e horizontes, adquirir novas experiências e conhecimentos, conhecer novas pessoas e fazer novos amigos.

Me formei no ano de 2009/2, e logo em seguida decidi participar de um programa de voluntário, motivado pela grande experiência internacional que eu poderia adquirir, por um amigo – Hélio – que também estava motivado com a mesma ideologia, e logicamente, descobrir um “novo mundo” (para muitos velho), com muitas possibilidades de ajudar e incrementar na vida de algumas/muitas pessoas neste mundo a fora.

Descobrimos uma ONG, Humana People to People, que recruta voluntários para trabalharem em muitos de seus projetos na África e Ásia. Antes de se direcionar para algum de seus projetos, o voluntário deve passar por um curso preparatório em uma escola, de várias, para ser um DI – Development Instructor (Instrutor de Desenvolvimento). Escolas como na Dinamarca, Noruega, EUA, Inglaterra, entre outras, eu me juntei, por um período de 10 meses, no curso da escola Inglesa – CICD (College for International Co-operation and Development), terminando o curso em Dezembro de 2010, em seguida vim para Moçambique.


Aqui em Moçambique trabalho no projeto da EPF – Escola de Professores do Futuro, no qual são estudantes, em média de 18 a 30 anos de idade, que serão formados em um período de 1 ano para serem professores primários em Moçambique. Moro em meio a uma pequena comunidade, de aproximadamente 1000 famílias, e isto me faz vivenciar situações diárias da realidade de pobres famílias em Moçambique (nesta região), mas me faz ver, também, o quão feliz este povo é, e como eles podem se alegrar com pequenos e simples gestos.

. . . A professora Rosa, eu a conheci através do Projeto Mão na Terra, eu havia visitado o blog e me interessei pelo trabalho realizado na Escola Dinorá, me senti a vontade para tirar algumas dúvidas sobre cultivo de hortaliças e pedir alguns materiais. Em seguida, com trocas de algumas informações, resolvemos construir juntos um projeto e mostrarmos reais informações sobre África – Moçambique, diferentemente do que vemos nos jornais e noticiários atualmente, quebrando paradigmas criados pela mídia, que descrevem África por simples, mas fortes palavras; Morte, Doenças, HIV, Fome, Tragédias.

Desta maneira surgiu o Green Muntu, um projeto com intuito de colocar, inicialmente, estudantes brasileiros engajados por esta causa, para fomentarmos a realidade Moçambicana, e trabalharmos com projetos culturais e sociais, não esquecendo de garantir a sustentabilidade ambiental com projetos voltados à real necessidade mundial.

5 comentários:

  1. Olá, Muito prazer!!
    Somos alunos da Escola Dinorá, da 7B:
    Paulo (15), Rubens(13), Eric (13), João Paulo (13) Júlio(14) e Gustavo (13).
    Esta foto é de uma oficina que participamos na escola com o objetivo de produzir curta metragem ambiental. Fizemos uma história sobre o desmatamento e os animais em extinção. Foi uma experiência incrível!
    Bom, participar desse novo projeto na escola é muito bom para todos nós, vamos adquirir novas experiências e conhecer um pouco mais sobre Moçambique, que apesar de distante, com a tecnologia, podemos trocar muitas informações e conhecer todos vocês aí da Escola de Moçambique.
    Temos muito interesse de saber como os jovens vivem e se divertem e o interesse deles pela escola. Aqui na nossa escola, acontece muita coisa boa e divertida, temos o projeto do Cheerleading, são jovens animadores de torcida... Enfim, somos um grupo de amigos e queremos participar desse projeto. Pode contar com a gente, e quem sabe, futuramente possamos ir até a Africa.

    ResponderExcluir
  2. Bianca, Emerson, Leonardo, Pâmela e Tiphanie11 de abril de 2011 às 12:21

    Olá Paulo, que bom conhecermos você!
    Nós somos alunos da Escola Dinorá, Bianca, Emerson, Leonardo, Pâmela e Tiphanie. Temos entre 12 a 14 anos e estamos na 7B. Somos um grupo de adolescentes estudiosos e nos divertimos conversando e dando muita risada. Somos muito amigos xD
    E vocês aí, como se divertem??

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo, meu nome é milena e da minha amiga Sabrina, temos 13 anos, e sempre tivemos muita curiosidade de saber sobre a Africa, pois sabemos que é um país muito guerreiro. E gostariamos de saber se vocês tem curiosidade de conhecer o Brasil?? Espero que respondam a minha pergunta.

    bye

    ResponderExcluir
  4. Gustavo Henrique e Taina Caroline11 de abril de 2011 às 12:41

    Olá, meu nome é Gustavo, tenho 12 anos e minha amiga Tainá Caroline tem 13 anos e estudamos na 7B e gostamos muito de ver as fotos de Moçambique pela internet.
    Eu queria perguntar s evocê queria vir p Brasil? Você tem vontade de conhecer a gente e a nossa escola?? Nós estamos felizes de estar participando do projeto.

    ResponderExcluir
  5. Oi gente!!

    O primeiro comentário era p ser um post dos alunos da Escola Dinorá, como a net estava lenta na escola e não carregava as fotos, virou um recadinho... Mas valeu o esforço da galera!! xD

    ResponderExcluir