terça-feira, 22 de março de 2011

Rotas da escravidão

Os escravos capturados no continente africano eram levados para a América, Ásia e Europa, entre 1500 e 1800. Hoje, o Projeto Rota dos Escravos, da UNESCO, refas esse trajeto.

O comércio de escravos na África durou mais de quatro séculos. É um dos capítulos mais sombrios da história da humanidade e estabeleceu, entre a Europa, a África e as Américas, laços fortes e ambivalentes.
Arrancados de sua terra natal, aprisionados e embarcados para uma vida de cativeiro, os escravos encontravam forças nas tradições que levavam consigo. Uma delas era o vodu: - Tradição espiritual que dava aos africanos a coragem para romper as correntes do cativeiro no Caribe. Muitos creem que ele seja originário do Haiti, mas ele veio da África, do povo Fon, do Benin, para quem "vodu" quer dizer espírito.
A proposta da UNESCO, que instituiu em 1993 o projeto internacional " A rota dos Escravos" pretende estimular a reflexão científica internacional para estabelecer as causas, as modalidades e consequências do comércio de negros. Além da verdade histórica, o projeto busca reconhecer que a luta pela democracia e pelo direitos humanos é, sobretudo, uma luta pela momória, para evitar o esquecimento e a repetição das tragédias do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário